Português (pt-PT)Inglês (Reino Unido)



Historial


A história do Críquete em Portugal, começa durante a Guerra Peninsular, quando as tropas britânicas de Wellington acampavam em Lisboa.


O facto de existir, ainda hoje (desde 1861) anualmente, este jogo disputado entre Porto e Lisboa, é um testemunho e demonstra que esta modalidade é praticada em Portugal. A tradição é um dos aspectos muito importantes no jogo do críquete, e por esta mesma razão, a administração do críquete em Portugal tem o objectivo de manter estas tradições, que fazem com que o críquete seja jogado na íntegra.


No entanto, esta tradição também tem sido parcialmente responsável pelo fracasso da modalidade em Portugal. No passado o jogo era visto como um desporto com laços inteiramente ingleses e no domínio exclusivo de um pequeno grupo de famílias britânicas, que se tinham radicado em Portugal há longos anos, e embora tivesse atraído algumas famílias locais, o críquete nunca teve a oportunidade de desenvolvimento.


Na foto, os fundadores da Cricket Association of Portugal na reunião inaugural a 19 de Junho de 1994. Da esquerda para a direita: Akbar Saiyad, John Simonson, Malcolm Peatfield, Mark Hanmer, Peter Eckersley, Peter Madison (Presidente) e Nicholas Heaton.Para que o críquete em Portugal siga em frente, é essencial que a modalidade seja difundida num vasto espectro, respeitando as velhas tradições, num espírito desportivo e um comportamento cavalheiresco. A ironia do destino obriga o jogo do críquete a receber um estímulo decisivo, após o 25 de Abril, vendo as ex-colónias portuguesas seguir o seu destino para a indepedência. A população portuguesa vê-se obrigada a regressar a Portugal. Vindos de países com Goa (India), Angola e Moçambique. Os portugueses radicados nessa colónias absorvendo a cultura desportiva tomam assim o conhecimento e as tradições do críquete.


Tentar aproveitar este potencial e juntar o talento não foi tarefa fácil, mas com a ajuda, orientação e compreensão do ECC (European Cricket Council), a administração do críquete em Portugal empenha-se num plano de desenvolvimento, para que a modalidade venha a ser verdadeiramente um jogo a nível nacional, nos próximos anos. Nos últimos anos Portugal demonstrou possuir talentosos jogadores de críquete.


Portugal sagrou-se campeão europeu, no que viria a ser o último ECF Championiship em 1995, em 1997 fica em segundo lugar no primeiro ECC Trophy em Suíça e novamente medalha de prata em 1999 em Corfu (Grécia). Sendo convidado a participar no ECC European Championships em Escócia em Junho de 2000, ao lado do European ICC Associates. Foi uma honra e um grande elogio para os jogadores portugueses. A nossa equipa neste evento consegue eliminar a Grécia e Israel, perdendo por muito pouco a Gilbraltar, França e Alemanha.


No ECC Trophy em 2001 na Àustria, Portugal cimenta a sua posição em primeiro plano no críquete europeu, com confortáveis vitórias contra a Suécia, Espanha, Finlândia e Malta, enfrentando os favoritos a Bélgica nas meias- finais. Os belgas provaram ser a única equipa a limitar a equipa das quinas a não atingir os 200 pontos, nos seus designados 35 overs, mas apesar disso a consistência dos lançadores portugueses e a tenacidade dos seus companheiros em campo, alcançam a final com 10 pontos de avanço. Na final contra a Àustria (equipa anfitriã), Portugal ganha o campeonato por 9 wickets. Com esta vitória a equipa das quinas é novamente convidada a participar no ECC Championships em Irlanda em 2002.


Talvez, ainda mais notável tenha sido a proeza no Críquete de Salão. Portugal já arrecadou 3 dos 4 troféus do ECC Indoor Championships. Como outsiders a equipa portuguesa participa pela primeira vez nesta nova vertente de críquete, em Versailles, França em Fevereiro de 1998, surpreendendo todos com a sua vitória. Um ano mais tarde repete a façanha em Mechelen, Bélgica. Em Espanha em 2000, Portugal perde nas meias-finais contra a Holanda vindo esta a ser campeã nesse ano. Em 2001 os jogadores portugueses, jogando em casa, Mafra, elimina os holandeses, (este campeonato teve um sabor especial J). Empoleirado à porta de uma nova era, o críquete em Potugal olha para o futuro com confiança, tendo a consciência de manter as velhas tradições da modalidade.

 



Add this page to your favorite Social Bookmarking websites
Reddit! Del.icio.us! Mixx! Free and Open Source Software News Google! Live! Facebook! StumbleUpon! TwitThis Joomla Free PHP

Actualizado em (Sexta, 24 Setembro 2010 15:45)

 
Imagen Aleatória
24576.jpg
Inquéritos
Qual é a sua opinião sobre o novo site da FPC?
 
Quem Está Online
Temos 133 visitantes em linha

Membros

International Cricket CouncilICC EuropeConfederação do Desporto de Portugal